Contraceptivos: aliados essenciais no planejamento familiar

2 de julho de 2024 às 15:54

A gravidez! Uma dádiva, sobretudo, no tempo indesejado pode bagunçar a dinâmica da vida familiar, mesmo para quem tem segurança financeira, pois um filho envolve vários outros aspectos. Os métodos contraceptivos são os melhores aliados do planejamento familiar com indicações seguras e eficazes. A promoção do planejamento familiar, bem como o acesso a métodos contraceptivos para mulheres e casais, é essencial para garantir o bem-estar e a autonomia da mulher, bem como influencia na saúde e no desenvolvimento comunitários.

Dados da Organização Mundial da Saúde atestam que cerca de 225 milhões de mulheres que vivem em países em desenvolvimento gostariam de retardar ou de parar de engravidar, mas ainda assim não usam qualquer método contraceptivo que permita que esse desejo seja garantido. De modo que aquilo que em algum momento foi um desejo familiar, pode acabar se tornando uma frustração para muitas famílias.

A importância do planejamento familiar aliado aos métodos contraceptivos é a de reforçar o direito das pessoas em determinar se terão ou não filhos e ainda programar o tempo em que irão engravidar, bem como o espaçamento entre uma gravidez e outra caso deseje ter mais de um filho. E esse planejamento só pode ser alcançado pela via dos métodos contraceptivos.

São vários os métodos contraceptivos: primeiramente aqueles métodos de barreira, que são os já populares preservativos (camisinhas) masculinos e femininos, mas existem também o diafragma, os espermicidas bem como os DIU, seja ele o DIU de cobre ou o DIU mirena, que além de fazer a barreira física, ele libera levonorgestrel, um tipo de progesterona, que é liberado em pequenas quantidades e de forma constante no útero, evitando a passagem do espermatozoide no canal cervical ou alterando sua mobilidade.

Existem ainda os métodos contraceptivos hormonais, que são as pílulas combinadas, mas também há as injetáveis; ambas atuam na inibição da ovulação. E, por fim, temos os métodos contraceptivos definitivos: que são a ligadura tubária e a vasectomia, geralmente indicados para as famílias que já não visam mais ter filhos, já que são irreversíveis.

Todos esses métodos abordados, são fundamentais no planejamento familiar, e ajudam as pessoas a fazerem suas escolhas sexuais e reprodutivas de modo bem informado, seguro, além de garantir os direitos reprodutivos aliados à vida e às escolhas da mulher, sem que precisem interromper outros planos e desejos em momentos indesejados. Por isso o acompanhamento médico é sempre um aliado para que esse planejamento seja feito de modo eficaz, para que cada coisa tenha seu tempo previamente pensado e que a autonomia sobre o próprio corpo seja respeitada.

Paulo Daher é médico ginecologista e obstetra

Tags: